Informamos os candidatos aprovados na seleção de estágio não-obrigatório do ICEAC, conforme segue:

Visualização da imagem

Professores do PPGE/ICEAC participam da Semana de Avaliação do TCE

 

Os Professores do Programa de Pós-Graduação em Economia do ICEAC Gibran Teixeira, Vinícius Halmenschlager, Pedro Leivas, Rodrigo Rocha e Rodrigo Fernandez (bolsista pós-doc do PPGE) participaram, nos dias 02 a 04 de setembro em Porto Alegre, do evento “Semana de Avaliação – Organizando atores para a avaliação das políticas Públicas do RS”. O evento foi organizado pelo TCE com a temática ‘Programas de Desenvolvimento Econômico: Saúde e Assistência Social, Educação, Segurança Pública’.

No dia 02 de setembro o Prof. Gibran Teixeira coordenou o Painel Programas de Desenvolvimento Econômico.

Os seguintes painéis foram apresentados pelos professores do ICEAC/PPGE:

Avaliação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS): uma análise para as regiões brasileiras José Diego de Sousa Dias, Vinícius Halmenschlager, Patrízia Raggi Abdallah e Gibran da Silva Teixeira (PPGE-FURG)

Impactos macroeconômicos de melhorias em transporte no Rio Grande do Sul: uma análise com EGC dinâmico Rodrigo da Rocha Gonçalves (PPGE/FURG) e Gustavo Moraes (PPGDE/PUC-RS)

Índices de balneabilidade e doenças de veiculação hídrica: análise para os municípios litorâneos do Rio Grande do Sul. Ewerton Quartieri, Gibran Teixeira e Vinicius Halmenschlager (PPGE/FURG)

Análise da relação entre investimento em saneamento básico e mortalidade infantil para os municípios do rio grande do sul (2005-2015) Isabella de Carvalho Scherrer, Gibran da Silva Teixeira, Cassius Rocha de Oliveira e Pedro Henrique Soares Leivas (PPGE/FURG).

     

PPGE abre processo de seleção para Bolsista de Pós-Doutorado do PNPD/CAPES

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada-PPGE da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, FAZ SABER que estão abertas as inscrições para a seleção de 1(um) Bolsista de Pós-Doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes, a partir de 15 de Junho de 2019 até o dia 01 Julho de 2019, sob a supervisão de um dos professores do quadro permanente do Programa Pós-Graduação em Economia Aplicada – PPGE/Mar/ICEAC. A bolsa PNPD/CAPES consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00 diretamente ao bolsista durante o período de 12 meses, a contar a partir do mês de Julho de 2019, dada a disponibilidade da cota PNPD do programa junto a CAPES.

 

Acesse aqui o edital

Grupo de Estudos de Conjuntura Econômica – GECE divulga Boletim de Conjuntura Econômica 2º semestre de 2018

O Grupo de Estudos de Conjuntura Econômica – GECE do ICEAC/ FURG coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo da Rocha Gonçalves divulgou, através do CIP, na data de 8 de julho de 2019 o 2º Boletim de Conjuntura Econômica referente ao segundo semestre de 2018.

Criado em 2017, o GECE tem como objetivo acompanhar e prever a conjuntura econômica internacional e nacional, no que tange as principais variáveis macroeconômicas. Os boletins de conjuntura surgem como forma de estender ao público externo o conhecimento teórico e empírico desenvolvido pelos discentes de ciências econômicas nas atividades.

Acesse o Boletim:

 

I Seminário Regional de Desenvolvimento e Agricultura Familiar em São Lourenço do Sul

O I Seminário Regional de Desenvolvimento e Agricultura Familiar em São Lourenço do Sul, objetiva promover espaços de reflexão e debate sobre a agricultura familiar e o seu lugar no desenvolvimento rural sustentável, a partir da perspectiva de distintos atores, de maneira a possibilitar discussões sobre questões que perpassam o desenvolvimento, as políticas públicas, o cooperativismo, a agroecologia e as inovações tecnológicas na agricultura familiar, em suas diferentes particularidades. 
Espera-se a participação dos acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Tecnologia em Gestão Ambiental, demais interessados da comunidade acadêmica e comunidade externa do município, municípios vizinhos e mesmo no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. A partir do evento busca-se a organização de um grupo de estudo que possa atuar na pesquisa e extensão considerando os temas propostos para o seminário.

Para inscrições e maiores informações clique no link abaixo:

INSCRIÇÕES