GRUPO DE ESTUDOS DE CONJUNTURA ECONÔMICA PROMOVE SUAS ATIVIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA.

 

O GECE é um grupo de estudos que surgiu em 2017 a partir da iniciativa de estudantes da graduação do curso de economia da FURG. Vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), o grupo logo ganhou visibilidade entre os discentes e apoio dos professores. A primeira frente de trabalho desenvolvida pelo grupo, consiste em acompanhar a conjuntura econômica nacional e internacional, analisando os principais indicadores da economia, enquanto que a segunda frente atua na área de economia do meio ambiente (grande inovação do GECE).

Nesse período de pandemia, o grupo também vem desenvolvendo uma série de atividades que buscam difundir e ampliar as discussões a partir dos acontecimentos recentes da economia global. Coordenado pelos professores Rodrigo da Rocha Gonçalves e Cassius Rocha de Oliveira, o grupo promoveu ao longo do ano letivo 7 encontros virtuais (denominados Macro Meeting) para difundir um amplo diálogo acerca dos principais acontecimentos econômicos que abrangem a atividade econômica, níveis de inflação, políticas fiscais e monetárias, mercado de trabalho, temas ambientais e economia internacional.

''Os seminários virtuais foram um sucesso para o crescimento do grupo. Além disso, através de nossas redes sociais, conseguimos atingir pessoas de diferentes regiões e estados com publicações interativas sobre economia. Finalizamos o ano com 26 membros ativos, sendo 3 professores, 4 mestrandos (PUC-RS, UFPE e FURG), 14 estudantes de economia da FURG, 2 estudantes já graduados pela FURG e 3 estudantes de economia de outras instituições (PUC-RS, UFPR e UFPI). Publicamos 3 boletins macroeconômicos e 1 boletim econômico-ambiental. Por fim, também lançamos o Painel Macro, que é uma central interativa sobre a situação econômica do país'', destacou o presidente do grupo, André Luis Zorzi.

Cabe destacar que o grande diferencial do GECE é ser um grupo de conjuntura formado em grande parte por discentes da Universidade, isso possibilita um contato dos participantes com atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Ademais, o GECE vem trabalhando para expandir suas análises com foco na Economia Regional e Local, nesse sentido, a partir de 2021 deve produzir o primeiro boletim de conjuntura econômica regional, buscando demonstrar a evolução da economia e a estrutura produtiva da região.    

Mais informações sobre o projeto do GECE podem ser acessadas em suas redes sociais:

Instagram: @gecefurg

Facebook: GECE FURG

LinkedIn: GECE- Grupo de Estudos de Conjuntura Econômica

Painel Macro: https://painel.gecefurg.com.br/dashboard.html